dracôniaFórum RPG de Fantasia
Dracônia, H790O mundo pareceu não ter se curado da guerra entre os anões e as tribos bestiais. Formalmente o tratado de paz assinado pelos embaixadores dos quatro continentes garantira a paz entre as raças que caminhavam pelo mundo de Dracônia, mas o clima que impregnara-se no ar após a carnificina era de desconfiança e cautela. A cidade de Martis era um símbolo da paz conquistada; reunia os aventureiros de todas as partes do mundo, sem preocupar-se com religião, raça ou rivalidade clânica. Todos os dias novos aspirantes a herói e heroína partiam da cidade, carregando sonhos e objetivos únicos, mas os maus presságios pareciam só aumentar conforme o tempo passava. Tempestades infindáveis vindas do leste. Vulcões em erupção a oeste. Povoados inteiros desaparecendo ao sul. Algo maligno parecia avizinhar-se de Martis, como um predador que encurrala sua presa.
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Guia de Construção de Ficha

Baellia
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Guia de Construção de Ficha - Dom Set 29, 2019 3:20 pm

Criação de Fichas


O Dracônia é um fórum de RPG recente, foi criado através de diversas referências de RPGs, animes e jogos diferentes, e, por isso, conta com uma gama de informações novas e sistemas exclusivos. Por conta desses fatores nós estamos cientes de que pode ser um pouco difícil e confuso se habituar com o fórum, e é por esse motivo que desenvolvemos este Guia do Jogador! No entanto, se você já é um expert em RPGs PlayByForum, talvez seja mais interessante para você que vá direto ao Sumário de Regras.

Se você é iniciante nesse mundo e está totalmente perdido, recomendo que acompanhe este guia pra construir sua ficha de personagem! Vamos lá?

Sumário
1. Introdução: Fichas de Personagens
2. Espécies de Personagens
3. O que são as Classes
4. O que é a Fama?
5. O que é Rank?
6. Qual cidade devo indicar na ficha?
7. Como funcionam as Linhagens?
8. O que é Alinhamento?
9. Equipes e Guildas
10. Dados Físicos e Psicológicos
11. História
12. Especificações
13. Proficiências e Defeitos
14. Atributos
15. Habilidades Comuns
16. Armas e Criaturas Domadas
17. Outros itens

1. Introdução: Fichas de Personagens
Bem, agora que você já possui sua conta em Dracônia, para começar a jogar, você deve nos enviar sua inscrição de ficha.

Mas o que é isso?

As fichas são um compilado de dados dos personagens e são essenciais para os mais diversos tipos de RPG. Sabe quando você envia um currículo para uma empresa, que consta seu nome, idade, dados, o que sabe, suas competências e tudo mais? É tipo isso, só que é sobre o seu personagem.

Se você nunca viu uma ficha de RPG antes, recomendamos que você clique aqui antes que continue lendo esse capítulo do guia. Esse é nosso modelo de ficha principal, e tem todas os campos que você deverá preencher. Tente explorá-lo clicando em suas abas "informações básicas", "história", "atributos e especificações" e "conquistas". Abaixo dele, segue um modelo de "ficha" para você adicionar suas habilidades que obter posteriormente, mas isso será explicado daqui a pouco.

Apesar de ser nosso modelo de ficha principal, ele pode ser um pouco difícil de ser modificado por pessoas com nenhum conhecimento em linguagem HTML, por isso fizemos um tutorial de como preenchê-lo, e o tutorial se encontra aqui. Junto do tutorial consta uma breve explicação sobre todos os campos à serem preenchidos da ficha, e que serão melhor explicados posteriormente.

Se mesmo com o tutorial de preenchimento você ainda acha difícil ou está inseguro quanto à esse modelo, nós também temos o modelo simplificado, e você pode acessá-lo clicando aqui. Esse modelo possui as mesmas informações necessárias que o anterior, e também possui um modelo para as habilidades na segunda postagem.

2. Espécies de Personagens
As espécies de Dracônia são equivalentes às famosas "raças" dos RPGs de mesa.

Em Dracônia, estão disponíveis diversas espécies com características físicas diferentes, e cada uma delas tem tendências exclusivas e inerentes à elas, apesar de não ser obrigatório seguir à risca essas tendências durante a construção do seu personagem. Você pode encontrar cada uma das espécies clicando aqui.

Outra coisa importante a se dizer aqui é que todas as raças tiveram papéis e importâncias diversas durante a história de Dracônia, e você pode utilizar esse recurso para a construção do seu personagem, contanto que não utilize vasto conhecimento do mundo durante sua construção (isso será considerado anti-RPG e sua ficha será barrada até que você altere). Você pode encontrar um pouco da história de Dracônia na Biblioteca de Martis.

3. O que são as Classes
Comumente, as Classes dos personagens de RPG são responsáveis para delimitar as capacidades, aptidões e habilidades que cada personagem poderá obter, variando dos utilizadores de magia, à guerreiros e atiradores.

Apesar disso, em Dracônia, o Sistema de Classes não foi construído com o objetivo de limitar as experiências dos personagens e tornar as classes exclusivas. Aqui, não há nenhuma obrigação do personagem manter a mesma classe que iniciou sua ficha até a morte deste, portanto, a classe pode ser variável de acordo com as novas obtenções de conhecimentos e atributos que o personagem desenvolver em jogo.

Sendo assim, em Dracônia existem apenas três classes: os Magos, os Guerreiros e os Rangers.
Mesmo que você possa alterar sua classe no futuro ou obter mais de uma, de início, deverá escolher entre uma delas, e esta será sua Classe Primária e te concederá sua primeira Proficiência de Classe (proficiências logo serão apresentadas!).

As três classes principais de Dracônia (Magos, Guerreiros e Rangers) são subdivididas em Subclasses. Subclasses são classes menores que se enquadram nos padrões das classes principais, no entanto, as subclasses possuem habilidades muito mais específicas, e cada uma delas tem como requisito uma proficiência que a diz respeito para ser clamada.

Todas as Classes e Subclasses já possuem uma gama de habilidades iniciais em nossa Database, e essas habilidades podem ser aprendidas ao comprar um pergaminho na Loja de Pergaminhos da NPC Lyanna, localizada em Martis.

Você pode verificar todas as Subclasses e escolher a sua clicando aqui.

4. O que é a Fama?
A Fama dos personagens representa as ações que os personagens fizeram em ON Game, e como essas ações repercutiram pelo mundo.

Existem três tipos de fama, que são somadas e resultam na quantidade de Fama Final dos Personagens, seguindo o seguinte esquema:

30 pontos de fama benigna + 30 pontos de fama maligna + 10 pontos de fama neutra = 70 pontos totais

Todos os personagens iniciam o jogo com zero (0) pontos de fama.

Existem tabelas explicativas sobre como adquirir cada tipo de fama no Sistema de Fama.

5. O que é Rank?
Os Ranks são classificações que indicam o quão experiente é seu personagem. São equivalentes aos "níveis" ou "levels" de personagens em outros jogos.
Todos os personagens iniciam no Rank C, e conforme conquistam novas coisas através de RolePlays, obtém pontos de Experiência (ou XP), que devem ser clamados na Área de Modificações.

É possível ler mais sobre os Ranks, assim como suas formas de obtenção e títulos no Sistema de Ranks.

6. Qual cidade devo indicar na ficha?
Todos os personagens iniciam na Cidade de Martis.

Já existem vários locais para serem explorados no RPG, você pode indicar que seu personagem nasceu em uma cidade que não é indicada no mapa, porém, no campo da ficha, você deve indicar que a sua Cidade é Martis.
Isso significará que seu personagem se encontra em Martis, que é o ponto inicial de todos os personagens que iniciam em Dracônia. É como se fosse o ponto de spawn ou marco inicial.
De forma mais precisa, o primeiro post de todos os jogadores devem ocorrer na Praça Central de Martis, e, à partir daí, podem partir para outros locais.

Vale olhar o Sistema de Viagens e as Regras Gerais de Postagens para saber como se situar e como proceder na primeira postagem e nas próximas.

7. Como funcionam as linhagens?
As linhagens nada mais são do que vestígios mágicos que nascem junto com os personagens. O Dracônia disponibiliza uma gama de diferentes linhagens para serem escolhidas. Você as encontra clicando aqui.

Cada uma possui suas próprias particularidades, então leia com atenção os poderes de cada uma.

Observação: mesmo que seu personagem possua uma linhagem, os poderes não são intrínsecos à ele (com exceção de linhagens não elementais e de linhagens com elementos primários). Para que ele possa utilizar os poderes e magia da sua linhagem, ele deve obter a proficiência Elementos Especiais [2].

É possível saber mais sobre as linhagens clicando aqui.

8. O que é Alinhamento?
Alinhamentos são alinhamentos morais que servem para guiar a personalidade do seu personagem, assim como dar noções sobre códigos de ética destes.

O Dracônia conta com uma Regra de Alinhamento Moral que dá a resolução de nove alinhamentos possíveis para os personagens. É importante a leitura de toda a regra para que se possa entender e se basear nos conceitos básicos dos alinhamentos: o bem, o mal, a ordem, o caos e a neutralidade.

Todo personagem deve iniciar com um Alinhamento.

9. Equipes e Guildas
Todos os personagens iniciam sem Guilda ou Equipe.

Guildas e Equipes são possibilidades de atuação conjunta em ON Game, só podendo ser formadas em RolePlays, e nunca em OFF. Por isso, os personagens iniciam sem Guilda alguma, e se quiserem, devem encontrar uma em jogo.

Guildas e Equipes temporárias oferecem diversos bônus àqueles que a compõem, de forma a incentivar a jogatina em grupo!

Saiba mais sobre esse sistema clicando aqui.

10. Dados Físicos e Psicológicos
A área de Dados Físicos e de Dados Psicológicos nada mais é do que indicativos da aparência e da personalidade do seu personagem.

Na área dos Dados Físicos você deverá informar cada uma das informações pedidas, obrigatoriamente. Você deve usar uma referência para isso e postá-la na Organização de Aparência de Personagens. Você pode usar uma referência de um personagem de algum anime, jogo, série, filme, etc, ou uma referência de personagem original (alguma arte de algum personagem que é única, não sendo personagem de algum show); no último caso, você deverá linkar a arte à qual inspirou seu personagem.
Outra coisa que deve levar em conta são os Dados Técnicos indicados nos tópicos de cada Espécie, que determina limites de altura e peso.
Algo a observar é que nem sempre é fácil achar personagens que estão dentro dos padrões exatos de cada espécie, então, você poderá utilizar uma referência humana para criar um personagem Nekomata, por exemplo, lembrando que em jogo o humano terá as características de um Nekomata (cauda, pelos, orelhas de gato).

Já na área dos Dados Psicológicos existem uma série de perguntas como sugestão para serem preenchidas, de forma a auxiliar a construção da personalidade do seu personagem; você pode ou não respondê-las, ou adicionar ainda mais perguntas. A única obrigatoriedade é que responda a Descrição Geral da personalidade do seu personagem. Lembre-se de levar em conta SEMPRE o alinhamento do seu personagem.

11. História
A História serve para você fundamentar os anseios, passado, vontades e ações do seu personagem, assim como também serve como recurso narrativo para justificar e desenvolver a personalidade dele.

As Histórias dos personagens de Dracônia podem ser feitas de forma livre, contanto que respeite o Sistema de Conduta e não seja colocado informações importantes sobre a trama e enredo de Dracônia, de forma que beneficie previamente seu personagem acerca de conhecimentos do ON Game.

Você pode utilizar a Biblioteca de Martis para se basear e enquadrar a história no mundo de Dracônia, mas não poderá nunca utilizar as informações dadas pela Biblioteca na ficha.

12. Especificações
Essa é uma área simples para especificar algumas coisas sobre seu personagem, e só deverão ser informados os seus Pontos de Domador, sua(s) Dominância(s) Elemental(is), seu Elemento Especial (se houver um) e seus Transplantes (se houverem).

• Pontos de Domador
Todos os personagens iniciam com 0 pontos. Esses pontos referem-se à habilidade e capacidade do personagem em domar criaturas. Você pode saber mais sobre esse sistema de doma clicando aqui.

• Dominâncias elementais
As dominâncias elementais referem-se aos elementos primários (fogo, água, terra, relâmpago e vento) que o personagem domina. Todos os personagens tem o direito de iniciar o jogo com uma dominância elemental, através da proficiência Elementos Primários [0], devendo escolher dentre um desses elementos. Jogadores que optarem por criar personagens Elementalistas podem ter a dominância elemental de todos esses elementos, utilizando a proficiência Elementos Primários [0] e Maestria Elemental [3].

• Elemento Especial
Elementos especiais referem-se aos elementos especiais concedidos pela Linhagem do personagem ou por transplantes. Nem todas as linhagens são elementais, mas diversas delas são, concedendo elementos como: gelo, chamas negras, gás, luz, escuridão, magma, etc.

• Transplantes
Transplantes são transfusões ou absorção de DNA de outro personagem, que acarreta, por sua vez, na absorção e reprodução de alguma característica mágica da linhagem do personagem que teve o DNA absorvido. Nenhum personagem inicia com qualquer transplante, e você pode descobrir mais como funciona lendo a Regra de Transplantes.

13. Proficiências e Defeitos

Proficiências: as proficiências são capacidades, conhecimentos ou habilidades que seu personagem possui. Elas podem permitir que seu personagem realize com maestria uma gama de habilidades referentes à alguma das subclasses, possua conhecimentos específicos que permitem a criação de itens e a entrada em profissões e também que possua capacidades fisiológicas ou psicológicas que vão além das capacidades de personagens comuns.

Defeitos: os defeitos são, como o nome sugere, defeitos acerca do seu personagem. São divididos em três tipos: físicos (deficiências físicas), psicológicos (deficiências psicológicas) e biológicos (doenças ou problemas de saúde no geral). Os defeitos podem ser adicionados à ficha do personagem em sua criação se o jogador desejar, e também podem acabar por atingirem seu personagem em decorrência de situações em On Game.

Todos os personagens tem o direito de iniciar com a proficiência gratuita Elementos primários [0], que permite que o personagem domine um dos elementos primários: vento, fogo, água, terra ou relâmpago.

Todos os personagens também tem o direito de iniciar com uma proficiência gratuita referente à sua classe gratuitamente, sendo elas:
Armamentos: Ranger [0] para personagens que iniciam com a classe Ranger;
Armamentos: Guerreiro [0] para personagens que iniciam com a classe Guerreiro;
Runas [0] para personagens que iniciam com a classe Mago.

Todos os personagens, além das proficiências gratuitas, iniciam com 3 pontos de proficiência para escolher a(s) proficiência(s) que desejar(em).
No entanto, os jogadores que desejarem iniciar com pontos em defeitos, poderão obter os pontos equivalentes de defeitos em proficiências, contanto que este número de pontos não ultrapasse 2.

Ou seja: todos recebem 3 pontos de proficiências iniciais, mas se o jogador optar por iniciar com defeitos, pode escalar esse número para até 5, de acordo com a quantidade de pontos de defeitos que tiver.

A lista de proficiências e defeitos se encontra aqui.

14. Atributos
Os atributos do seu personagem referem-se ao nível de suas capacidades básicas, que definem seu nível de habilidades físicas, mágicas, de pontaria, e até mesmo sua habilidade social. Cada atributo tem suas próprias características claramente descritas de acordo com seu nível, e por isso os atributos são muito importantes para definir a build do seu personagem, de acordo com as características que você pretende dar à ele.

Todos os personagens iniciam com 2 pontos para serem distribuídos como quiserem nos Atributos Fundamentais (Poder Mágico, Habilidades Físicas e Destreza);
Todos os personagens iniciam com 2 pontos para serem distribuídos como quiserem nos Atributos Secundários (Inteligência, Força e Pontaria);
Todos os personagens iniciam com 4 pontos para serem distribuídos como quiserem nos Atributos Terciários (Agilidade, Reflexo, Resistência, Percepção, Carisma, Intimidação e Resistência Psicológica).

As descrições de cada atributo se encontra no Sistema de Atributos, e você pode verificar como os atributos influenciam suas habilidades no Sistema de Habilidades.

15. Habilidades Comuns
As habilidades comuns referem-se às habilidades totais do seu personagem, podendo ser magias ou técnicas de combate.

Os personagens iniciam com:
• A habilidade de manipulação do seu elemento primário, que é a primeira habilidade listada em cada tópico de elementos da Database de Habilidades Elementais (as demais habilidades devem ser compradas em pergaminhos em On Game);
• Com as habilidades da sua linhagem até o Rank possibilitado através de seus atributos, lembrando que para linhagens elementais você precisa da proficiência Elementos Especiais [2];
• Com o bônus habilitado pela sua espécie;
• Com o bônus habilitado pela sua classe.

Outras habilidades comuns que estão listadas na Database também devem ser compradas em On Game. Elas estão disponíveis para a compra na Loja de Pergaminhos, localizada na área comercial de Martis.

16. Armas e criaturas domadas
Nenhum personagem inicia com armas e criaturas domadas, e estas devem ser obtidas em On Game.

As armas podem ser adquiridas através da compra em lojas de NPCs, como recompensas de Quests e também podem ser compradas ou ganhadas de outros jogadores.
Já as criaturas devem ser obtidas através de combates e domesticação. Elas podem ser encontradas por todos os cantos de Dracônia.

17. Outros itens
Aqui é o espaço destinado à qualquer item que não seja um armamento! Você pode listar suas poções, ouro, doces, comidas e todos outros objetos.

Todos os personagens iniciam com os itens iniciais, que podem ser encontrados na regra de Itens e Inventários.

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